MP divulga ranking das cidades mais pacificadas de PE em 2018; Bezerros está na 11ª colocação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou o ranking das cidades mais pacificadas do estado em 2018. Ibirajuba, no Agreste, foi a primeira colocada da lista. A cidade é seguida por Cabrobó e Lagoa Grande, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Conforme a publicação do MPPE, o “principal objetivo do ranking é informar o quanto cada município avançou após a adoção de medidas concretas, por parte dos gestores públicos, para reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de seguranças nos moradores”.

Na quarta e na quinta posição estão as cidades de Orocó e Petrolina. Caruaru, também no Agreste, aparece na sexta colocação; em sétimo, Cahoeirinha; na oitava posição, Santa Maria da Boa Vista; em nona posição, Floresta; na décima, Altinho. Em 11ª está Bezerros; em 12º está o município de Escada; em 13º está Igarassu; em 14º a cidade de Gravatá, no Agreste; em 15º está Cupira.

O ranking tem como base os dados de criminalidade divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), conforme informou o MPPE.
G1

Prefeitura divulga cronograma para cadastro do servidor no Santander. Ação acontecerá no Centro de Artesanato

A Prefeitura de Bezerros e o Santander lançaram cronograma para cadastro dos servidores municipais que irão receber a folha de pagamento neste banco. Após uma reunião na última semana para os ajustes finais, o calendário visa tranquilizar e agilizar o mais rápido possível o processo.

O servidor não precisará ir à agência, localizada no Centro, para efetuar a migração da conta-salário. O Santander vai realizar uma força-tarefa para a abertura das contas, sem gerar quaisquer transtornos aos funcionários, e eles serão convocados através da sua respectiva secretaria.

A ação acontecerá de 26 de março a 8 de abril de 2019. das 9h às 17h, no Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado às margens da BR 232, de acordo com o seguinte cronograma:  Todo servidor municipal deve comparecer, portando original e xerox do RG ou qualquer outro documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.

Danilo Cabral diz que Reforma da Previdência é inconstitucional

No primeiro dia de atividade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal após sua instalação, nesta terça-feira (19), o deputado Danilo Cabral (PSB/PE) antecipou sua posição sobre a constitucionalidade da Reforma da Previdência. O parlamentar afirmou que a proposta fere a Constituição Federal no mínimo em dois aspectos.

Segundo o Danilo Cabral, que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, ao prever o sistema de capitalização, a proposição desrespeita a cláusula pétrea de solidariedade que deve orientar o regime. “O próprio STF já tem decisões sobre isso. O ministro Luiz Fux também já se manifestou sobre essa agressão a dispositivos da Constituição Federal. Além disso, a progressividade de alíquotas, podendo chegar a 22%, se reveste de confisco de renda do trabalhador. Desta forma, não há como aprovar na CCJ”, explicou.

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, afirmou que como princípios que representam cláusulas pétreas, elas não podem ser modificadas pelo poder constituinte derivado, e esse poder é que vai ser exercido por meio de uma emenda constitucional. O ministro também reforçou que “o STF vai enfrentar a Reforma da Previdência com postura ‘consequencialista’”.

Danilo Cabral também observa que a proposta do governo prejudica diretamente os trabalhadores rurais. “Dentre muitos prejudicados com a reforma, destaco também os agricultores, especialmente do Nordeste. É preciso levar em conta as diferenças regionais e as especificidades de cada categoria profissional. Da forma como o governo propõe, a população mais carente está sendo penalizada”, criticou.

Cabe à CCJ analisar a admissibilidade da proposta da Reforma da Previdência, considerando os aspectos constitucionais do texto enviado pelo governo Bolsonaro para o Congresso Nacional. Só depois de tramitar neste colegiado, as mudanças no sistema previdenciário passam a ser analisadas por uma comissão especial.

Governistas esperam que a votação da proposta na CCJ ocorra na primeira semana de abril, mas parlamentares da oposição defendem a realização de um amplo debate com a sociedade e prometem usar todos os dispositivos para que a discussão aconteça sem açodamento.

Mais cedo, pela manhã, Danilo Cabral participou do Seminário “Previdência e bem-estar social: Construindo um Brasil mais justo”, promovido pela Fundação João Mangabeira e a Executiva Nacional do PSB. No evento, os socialistas analisaram os pontos da Reforma da Previdência. O partido deve deliberar sobre sua posição a respeito do tema ainda neste mês.

Três pessoas são assassinadas dentro de uma hora na cidade de Camocim de São Félix

A cidade de Camocim de São Félix registrou três crimes de morte dentro de uma hora, nesta terça-feira (19). A primeira vítima foi Claudeci José de Lima e Silva, 38 anos, morto no Loteamento Zé Abílio. A segunda ocorreu no mutirão, a vítima foi Carlos Alberto da Silva de 33 anos.

Já o terceiro homicídio foi uma mulher ex presidiária. Lucimere Helena de Lima, 30, também foi morta a tiros. De acordo com a Polícia Militar, ela teria envolvimento com tráfico de drogas. Ainda segundo a PM, ainda não se sabe se todos tem ligação, mas a suspeita é de que foram mortos com tiros de pistola. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru.