Vacinação contra a Influenza atinge 73% dos idosos até o momento

Com a campanha de casa em casa, a Secretaria de Saúde de Bezerros atingiu a meta de 73% dos idosos imunizados até o momento, faltando ainda oito dias para o fim dessa primeira etapa, a meta está dentro do prazo estipulado. Por outro lado, 100% dos trabalhadores da saúde já receberam a dose.

Segundo Noele Laurentino, coordenadora do Programa de Imunização, a Secretaria de Saúde está aguardando a chegada de mais um lote das vacinas, essas que são enviadas pelo Ministério da Saúde. “A gente estava esperando para hoje (quarta-feira), mas fomos informados que só na próxima semana, mesmo assim vamos concluir tudo dentro do prazo”, disse.

Juiz federal bloqueia dinheiro dos fundos partidário e eleitoral e manda usar contra coronavírus, AGU diz que vai recorrer

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Cível da Justiça Federal em Brasília, determinou nesta terça-feira (7) o bloqueio dos recursos do fundo partidário (dinheiro destinado aos partidos políticos) e do fundo eleitoral (para custear campanhas eleitorais).

O magistrado decidiu que a verba ficará à disposição do governo federal para ser usada em medidas de combate ao coronavírus ou em ações contra os reflexos econômicos da crise em razão da pandemia da doença. Nesta terça, o Brasil atingiu os números de 667 mortes e 13.717 casos confirmados de coronavírus.

“Determino, em decorrência, o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário, cujos valores não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à Disposição do Tribunal Superior Eleitoral. Os valores podem, contudo, a critério do Chefe do Poder Executivo, ser usados em favor de campanhas para o combate à Pandemia de Coronavírus – Covid-19, ou a amenizar suas consequências econômicas”, ordenou o magistrado, que atendeu a um pedido formulado por um advogado de São Paulo em uma ação popular.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informa que ainda não foi notificada, mas que vai recorrer.

“A utilização dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para medidas de combate ao coronavírus, no entendimento da AGU, é medida que demanda uma alteração legislativa, não cabendo a uma decisão judicial tal finalidade”, informou a AGU.

O fundo partidário soma R$ 959 milhões e é usado para permitir o funcionamento dos partidos. O fundo de financiamento de campanhas acumula R$ 2,034 bilhões, dinheiro destinado às campanhas das eleições municipais de outubro.

G1

Pernambuco confirma mais 129 casos de coronavírus, recorde de resultados liberados em um único dia; 34 pessoas morreram

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco subiu para 359, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça-feira (7) e os óbitos confirmados pela doença chegaram a 34. Nas últimas 24 horas, houve um aumento de 129 de pessoas infectadas.

De acordo com o órgão, o aumento do número de casos é explicado pela ampliação da testagem do novo vírus no Estado e que, muitos dos laboratórios privados não processam exames nos finais de semana, ou seja, muitos desses casos foram acumulados ao longo do final de semana. No Brasil, o Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (7) que há 13.717 e 667 vítimas fatais.

Dos 352 casos confirmados da doença, 166 estão em isolamento domiciliar e 120 estão internados – 26 em UTI/UCI e 94 em leito de isolamento. Outros 32 estão recuperados. Os novos casos estão distribuídos por 25 municípios, sendo dez na Região Metropolitana do Recife (RMR), além do Arquipélago de Fernando de Noeonha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. Os municípios com pessoas infectadas são: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Lagoa do Carro, Paudalho, Catende, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Salgueiro, Petrolina, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba.

Ne10

Em Caruaru, dono de loja que desrespeitou medidas de prevenção desacata servidora e é conduzido a delegacia

Em Caruaru, um empresário precisou ser encaminhado até a delegacia para responder por desacato a uma servidora que estava atuando na comitiva do grupo fiscalizador das medidas de prevenção do COVID – 19. O estabelecimento em questão não se enquadrava dentro dos comércios que oferecem serviços essenciais.

“O autor do fato foi encaminhado à delegacia de plantão onde foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça (art. 147), desacato (art. 331) e Infração de medida sanitária preventiva (art. 268). Foi arbitrada fiança para que o imputado responda o processo em liberdade”, afirmou o secretário executivo de Ordem Pública, Dyego Veras, que acompanhou toda a ação.