Em Pernambuco, mais de 77 mil faltaram a prova do Enem

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve um comparecimento bem abaixo do esperado. De acordo com o INEP, mais de 77 mil inscritos não compareceram em Pernambuco, o que representam pouco mais de 25% do total.

Em algumas escolas onde a prova foi aplicada, a abstenção foi mais acentuada, chegando a cerca de 50%.O motivo, de acordo com especialistas, pode ter sido o feriado prolongado ou a confusão com o horário de verão que teve início neste sábado, 3.

O primeiro dia foi marcado pela realização da redação, um dos desafios para vários estudantes. Esse ano o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, uma referência a influência das redes sociais na vida das pessoas.

O tema foi considerado leve, porém pode ter confundido muita gente na era das “fake news”. Embora esse assunto seja atual, a verdadeira intensão do Enem era saber a opinião dos estudantes sobre a manipulação de informações tendo como base o uso de logarítimos da internet, como por exemplo, na hora de pesquisar determinado produto, em seguida ele aparece com destaque nas redes sociais, induzindo o internauta a fazer a compra.

Facebook Twitter Email