Saúde – Saiba quais as dores causadas pelo impacto!

Paula Juliana, Fisioterapeuta

Como  toda atividade, qualquer uma delas que seja realizada sem um profissional especialista, ou,  o praticante que já tenha algum problema preexistente, um exemplo dessas atividades “corrida de rua”, pode gerar danos ao corpo dos atletas

na área , assim como pode trazer lesões. Cada passo durante uma corrida faz um impacto nas áreas dos pés,tornozelos, pernas, panturrilhas e joelhos. Essa  força também é transmitida  aos quadris e até mesmo para o abdômen e região lombar. Eventualmente, todos esses impactos irão inevitavelmente causar um pouco de dor, isso para uma profissional já praticante, você imagina então para um iniciante que nunca praticou corridas de rua. Portanto cito como exemplo algumas queixas de dores adquiridas com a corrida, são elas: acúmulo de ácido láctico, a dor muscular tardia que é aquela ao qual o atleta costuma sentir no dia seguinte de uma atividade física. A famosa dor na sola do pé,  também conhecida com a fasceite plantar que é aquela  forte dor no calcanhar. A famosa canelite, popularmente conhecido como as dores nas canelas  e as bolhas  que se formam, inicialmente, desenvolvendo uma vermelhidão local na área de atrito.

Então, a corrida é um excelente exercício aeróbico e pode colaborar com um estilo de vida saudável. No entanto, é preciso estar atendo aos riscos que a prática equivocada desse esporte pode trazer para a sua coluna e para a sua saúde em geral. Procure uma profissional especialista na área para que possa esclarecer todas as suas dúvidas quanto a essa prática de atividade física.

Boa semana!

Facebook Twitter Email