Coluna Politicando

Vamos iniciar nossa conversa de hoje ao tom de uma grande realização para cidade. Esse é o motivo que me fez atrasar nosso encontro dominical. Ontem, sem alarde instalamos e colocamos no ar em uma nova estrutura, a única emissora comunitária da cidade que carrega em seu nome BEZERROS, e consigo uma história orgulhosamente ligada aos preceitos do catolicismo. Essa rádio que ainda hoje é popularmente conhecida por MARIA FM, é assim que somos e gostamos de ser chamados, pois já é parte importante na vida de tanta gente, inclusive a minha. Em maio, essa emissora completará 24 anos e estamos à frente dela há pelo menos uns 10. Trabalhamos incansavelmente por ela e para ela e isso fez nos aproximar de pessoas especiais e realizar grandes sonhos, desde a vinda de Padre Reginaldo Manzotti a construção de sua própria sede.

1. FUNCIONAMENTO COM ORGANIZAÇÃO – A Emissora irá buscar organizar a permanência de pessoas no stúdio, até nas grandes entrevistas apenas entrarão os que forem fazer registros ou participar dos respectivos programa. A direção de programação que tem a frente Ricardo Lima, assegurou apenas 05 minutos de permanência e disse que todos que forem conhecer o novo espaço serão bem recebidos. Está sendo estudada ainda uma mudança na programação da emissora para maio, que também não será alardeada como das outras vezes.

2. MUITAS CONTRIBUIÇÕES – A Associação Miriam antes mesmo de levar a estrutura para o prédio novo, realizou a prestação de contas da sede e notou que os recursos vieram de contribuição de pessoas comuns, de associados, do comércio em geral. Cerca de 30% doados em material de construção ou permuta de apoio cultural, os demais fundos foram de eventos promovidos pela emissora ao longo dos últimos anos. Para essa construção a Rádio realizou bingo beneficente, rifa e ainda eventos de cunho católico. Além de todas essas ações reduziu as despesas com a equipe durante muito tempo. Até as festividades de confraternização chegaram a ser realizadas com cota. Tudo para economizar e terem seu próprio prédio. Ou seja, a contribuição veio de todos os lados, em especial de quem geriu os recursos na própria emissora.

3. AFASTAMENTO DE ALGUNS – A direção da emissora iria afastar os envolvidos nos programas jornalísticos, em razão do pleito eleitoral municipal, tudo isso para preservar o nome da rádio comunitária. Por lá se afastariam dos microfones: José Antonio, Sandro Silva, Renato Luiz, Rinaldo Luiz, Joelson Lima e Sergio Leão, todos participam da vida pública ativamente e embora não usem os espaços para fazerem política partidária, a proximidade do pleito eleitoral, ascendeu uma luz na cabeça dos que gerem a emissora. Com a chegada do Covid-19 esse tempo será adiado para final de abril já que a rádio precisa estar alertando os ouvintes os riscos que podem vir em um eventual surto ao estado. Já que o sistema único de saúde de Bezerros, assim como outros, não seria capaz de conter um surto.

4. AS PROXIMIDADES – A direção sabe que cada um desses comunicadores desempenha suas funções com grande competência, mas a utilização do rádio para o crescimento político é algo que não deve existir e isso sempre foi um assunto aceito por todos os envolvidos. Analisem que todos os citados são ligados a nomes que hoje desenha o pleito eleitoral: Sandro Silva (esse que vos escreve), tem grande amizade ao prefeito Breno Borba, isso mesmo ocorre com Joelson Lina, Sergio Leão e Renato Luiz. Já o jovem Rinaldo Luiz detém proximidade grande com a pré-candidata Lucielle Laurentino do DEM, e quanto a José Antônio, quem o acompanha até nas redes sociais sabe de seu apreço ao presidente da Câmara, até como funcionário da casa legislativa.

5. NOME DA VICE – Se para o nome de um eventual vice na chapa do PSB, é possível reescrever pelo menos umas cinco possibilidades, nos adversários de Breno Borba essa será uma tarefa bastante difícil. Ao menos é perceptível que Lucielle utilizará alguns dos jovens que a acompanha na proposta Política, como eu mesmo já apostei no potencial de Rinaldo Luiz. Já o presidente da Câmara tentou diversos nomes que não sinalizaram positivamente, dentre eles o do padre Biank Xavier. Ultimamente um nome vem me chamando atenção pela forma e postura que vem se comportando, e as redes sociais as vezes denunciam muitas coisas nas entre linhas. Pensa comigo um casal que não costuma postar fotos sozinhos, quando posta, a gente já sabe que eles brigaram, na prática é assim? Pois bem, a rede social explica muita coisa, e para o pré candidato que hoje é presidente da câmara de vereadores, eu aposto que o nome que se desenha para ele é o de José Antonio, sua rede social dar indícios disso, Zé tem forte nome para ocupar essa vaga.

6. CORRIDA PARA FILIAÇÃO I – Mesmo com o covid 19 mantendo as pessoas em casa, alguns partidos quebraram a regra do isolamento social e buscaram fazer visitas nas residências dos pré-candidatos a vereadores. Mesmo se colocando e expondo os riscos as pessoas, tentaram enfraquecer os partidos que hoje já se encontram-se pré definidos, pelo menos até agora. O PTC que detém como maior liderança Eliel Vieira, incansavelmente tentou desarticular partidos, mesmo que se tivesse de juntar: AMIZADE & POLÍTICA. Eliel saiu numa corrida incansável, tudo isso para os convidar para seu projeto pessoal, que é de se manter vivo na disputa eleitoral. Vai ter que correr bastante nessa última semana de maratona, já que pelo menos três partidos não o aceita em seus respectivos grupo já montados.

7. CORRIDA PARA FILIAÇÃO II – Os partidos políticos devem finalizar a sua lista de filiação até o dia 04 de abril, sábado desta semana. Haverão muitos episódios novos ao longo da semana, sejam eles trocas de partidos, de humor afetado pela trocas de siglas e é certo que haja até bate boca ou afastamento pessoal. Não se preocupe que na política ninguém briga, apenas se afasta. E esse distanciamento é algo natural, porque a briga é pelo interesse próprio, ou do partido. Não era pra ser assim, mas é. Outro destaque que podemos dar é a dupla filiação partidária, quando o presidente da sigla não aceita a saída do partido para ingressar em outro. Os responsáveis pelas contas e somas de votos, tem se debruçado por isso para saber aonde vai. O cenário se tornou mais difícil, desde que algumas siglas não aceitaram filiar vereadores de mandatos.

8. MUDANÇA DE PARTIDO – Há de se reconhecer que dos grupos políticos da cidade, que sempre têm buscado emendas e projetos é o PDT, porém o grupo é dividido localmente por duas lideranças nacionais: os deputados Wolney Queiroz e Túlio Gadelha. Em Bezerros a liderança do partido é de jovens que junto aos deputados, já trouxeram muitos investimentos para a cidade e possui o respeito e admiração de muita gente. Acontece que por orientação superior, dos dirigentes estaduais, o grupo estará migrando para a REDE Sustentabilidade para disputar as eleições nesse ano. O partido teve Marina Silva como candidata a presidente nas eleições de 2018 e possui uma boa relação com o PDT, o PV e o PSB no plano nacional. A migração de seus nomes para o REDE Sustentabilidade é algo natural.

9. ISOLAMENTO SOCIAL – Com a necessidade do isolamento social, alguns partidos acreditam que a eleição municipal não deve acontecer esse ano. O problema todo é que o Tribunal Superior Eleitoral não mudou os prazos de cronograma para 2020. Para se ter ideia, era possível você tirar o título eleitoral até 06 de maio, e também realizar as transferências de cidades, mas com o isolamento social os serviços ficaram em regime de expediente fechado. E embora o cartório eleitoral tenha disponibilizado um número de whatsapp objetivando os partidos políticos tirarem dúvidas, há serviços que necessitam serem protocolados presencialmente.

10. CORRIDA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS – Uma corrida que promete se intensificar nos próximos dias é a validade dos órgãos partidários que ainda estão na ausência de prestação de contas partidárias, isso na prática impossibilita que o partido concorra as eleições de 2020. E o pior é que com isolamento social, os partidos não conseguem protocolar nem gerar processos para se regularizarem e isso irá atrasar o andamento do partido que por algum motivo não prestou contas. Fiz uma breve pesquisa dos partidos e notei que o PTC do vereador Eliel Vieira, detém seu diretório até janeiro de 2025, porém pelo site do Tribunal Superior Eleitoral o órgão está suspenso por não ter realizado a prestação de contas.

Para finalizar peço aos amigos que curtam ou comentem algum item que você tenha se identificado. E não esqueça, vamos nos manter em casa e ajudar os que não consegue sair por ser do grupo de risco. Por favor gente!!! Fica em Casa!!! Curta ou Compartilha.

Facebook Twitter Email