Conquiste seu Emprego – Qual sua pretensão salarial?

Muitos candidatos temem quando são questionados na entrevista quanto a pretensão salarial, respondem de diversas maneiras, as mais usadas são: Negociar/Combinar; O piso da categoria; Segundo as suas atribuições ou O que o mercado está pagando.

O intuito dessa pergunta é uma só: A empresa realmente quer saber se o candidato só quer a vaga pelo salário ou se deseja contribuir para o seu desenvolvimento e resultado da mesma.

A estratégia que montei é apenas uma base, para que cada candidato possa compor a sua fala de forma inteligente e estratégica, pois a situação pode mudar de acordo com cada empresa, cargo e categoria de profissional

Então vamos lá:

1- Negociar/Combinar:
A empresa não vai negociar, ela já tem em mente o salário que vai pagar e não vai mudar de acordo com a sua resposta, pois ela tem uma quantidade enorme de pessoas querendo a vaga.

2- Piso da categoria:
Dizer que quer ganhar o salário da categoria fica complicado, pois nenhuma categoria está ganhando o salário da categoria, nem no serviço público, quem dirá no privado.

3- Segundo as suas atribuições:
Dar essa resposta é dizer que você vai querer ganhar muito mesmo, pois suas atribuições serão muitas e se for receber por elas ganhará mais que o dono.

4- O que o mercado está pagando:
O mercado está pagando muito pouco, você também não deve dizer que quer ganhar os que todos ganham, pois você tem o seu diferencial e precisa mostrar ele, mas pra isso precisa entrar na empresa.

5- O salário é a consequência!
Lógico, pois se não tem como negociar, nem receber o salário da categoria, muito menos de acordo com as suas atribuições, no mínimo você terá que ser estratégico, evidenciando que quer trabalhar e mostrar primeiro seu potencial para empresa. Se realmente você for bom a empresa vai valorizar e o seu salário será a consequência, até porque a mesma terá que pagar um salário de toda forma, nem que seja o mínimo, mais de graça você não trabalhará.

Flávia Albuquerque
Consultora de Carreira
Gestora de Recursos Humanos
MBA em Psicologia Organizacional
@conquisteseuemprego
@flaviaconsultoradecarreira

Facebook Twitter Email