Entenda o que é “lockdown”, termo que está sendo repercutido na mídia

Atualmente, muito se ouve falar no termo “lockdown”. Mas você sabe o que significa? “Lockdown” é uma expressão em inglês que significa “confinamento total” ou “fechamento total”. Com os números crescentes dos casos do coronavírus, o método foi adotado por alguns países e no Brasil foi decretado em algumas cidades de estados com altos índices de infectados, como Maranhão, Ceará e Pará. Em Pernambuco, quarto estado com mais casos no País, a Justiça negou o pedido do Ministério Público à adoção da medida.

Com o lockdown, o cidadão é restrito de circular áreas públicas sem motivos emergenciais, cruzar fronteiras e muitas vezes pode haver toque de recolher. Apenas serviços essenciais podem continuar funcionando durante a vigência da medida em uma região.

Para passar pelos controles impostos pelos governos durante o lockdown, a população precisa declarar de forma oficial o motivo do seu deslocamento. Ou seja, é necessário comprovar que a sua movimentação se dá para algo essencial. No caso de profissionais de saúde e segurança, por exemplo, as empresas devem emitir declarações que atestem o desempenho da atividade. No Maranhão, o governo criou um formulário online para esse serviço.

Os decretos de lockdown ainda podem prever multas e até prisão para quem não cumprir as ordens impostas.

Facebook Twitter Email